Muita gente chega até este blog quando pesquisa sobre gastronomia holandesa. Na Holanda não há nada que se possa chamar gastronomia, as pessoas não gostam de comer e quando comem é sempre pouco e mal. Pode parecer que estou a exagerar mas até os ingleses se queixam da comida aqui.
As grandes especialidades "gastronómicas" consistem em:
- Sopa de ervilhas com bacon
- Croquetes (sim há um país em que o croquete é considerado uma especialidade). O melhor croquete de Amsterdão pode ser apreciado no Eetsalon Van Dobben.
- Bitterballen é outra forma de aproveitar restos que se tornou numa especialidade, trata-se basicamente de um croquete redondo e mais pequeno.
- Stamppot, prato que consiste em batata cozida, um ou mais vegetais cozidos e depois é tudo esmagado até fazer uma papa grosseira. Acompanha com um pedaço de carne ou salsicha.
Ao pequeno-almoço come-se pão e queijo e ao almoço come-se a mesmíssima coisa, tudo acompanhado de muito leite. Para o almoço há ainda uma especialidade no mínimo original, estão a ver aquelas pepitas de chocolate ou flocos coloridos que se usam para enfeitar bolos? Pois aqui pega-se numa fatia de pão, barra-se com manteiga e depois espalha-se uma camada de enfeites de bolos no pão, pega-se na faca e no garfo e come-se aquilo como se fosse uma refeição a sério.
À noite come-se a única refeição quente do dia. Na verdade não é à noite porque aqui janta-se às seis da tarde. O jantar é normalmente carne (pouca porque é cara), batatas e vegetais cozidos que podem ou não ser esmagados.
Ainda vou voltar a este tema mas para falar dos doces. Aqui sim, há muita coisa boa para experimentar embora sinta falta dos nossos doces com 20 gemas e 2kg de açúcar que não há por cá.
1 comentário:
As Bitterballen feitas em Portugal têm outro sabor, adoro!
Enviar um comentário