quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Doula

A Doula é uma profissional especializada em dar apoio físico e psicológico ao casal, em especial à mãe, durante o parto. Quando vi isto pela primeira vez pareceu-me um bocado parvo mas com o passar do tempo e com a barriga que não para de crescer comecei a pensar mais e mais na hipótese de termos uma Doula connosco durante o parto. 
Por mais feliz que esteja com a chegada de um filho a verdade é que tenho muito medo do parto, principalmente porque não sei o que esperar. Nunca passei por isso, o marido sabe tanto como eu sobre estas coisas, não sei como são as dores, não sei se vou ter complicações, estamos sozinhos num país estrangeiro em que não dominamos a língua, a mentalidade de toda a gente em relação à gravidez e ao parto é muito diferente da portuguesa. Por tudo isto acho que a presença de uma pessoa que nos guie e nos dê apoio durante o parto vai trazer pelo menos alguma serenidade. 
Há vários estudos que mostram que a presença de uma Doula ajuda a evolução de forma mais rápida e tranquila do parto, há menos recurso a anestesias, menos necessidade de forceps e ventosas, menos ocorrências de cesarianas e no fim uma maior satisfação por parte da mulher com toda a experiência do parto.
Na próxima semana vamos falar com uma Doula e decidir se vale a pena e se queremos ou não a presença dela.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!!

Há muito que não passava por aqui mas hoje veio um surto grande de saudades e não resisti - adoro ler estes posts - pela amizade, pela informação e pelo especial sentido de humor :)

É bom saber que estão os 3 bem!!!

Quanto à Doula, por tudo o que tenho lido e ouvido (incluindo relatos pessoais até de Doulas) aconselho vivamente - cá o problema é nos hospitais públicos só podermos ter um acompanhante que obriga logo a uma escolha às vezes muito difícil. Com todo esse medo (legítimo mas um pouco contraproducente) ainda mais a aconselho - é alguém em quem podem confiar e com quem podem contar durante todo o processo, ajudando a vários níveis os 3, até a funcionarem o melhor possível em conjunto, para viverem tudo intensamente e intimamente a 3 (os 3 Silva). Ver tudo como um processo natural ajudou-me muito. Confia em ti, no teu corpo, na tua natureza - qq mulher consegue e tudo se torna mais fácil se ela se ouvir e se entregar à natureza. Foca-te naquilo que te dá Paz e tenta viver essas imagens durante as contracções - no pouco que tive oportunidade de viver ajudou-me muito.
Um grande beijinho,
MartaA

Teresa disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário. Por aqui a vantagem é que não é preciso fazer opção, o pai está sempre presente mesmo em caso de cesariana e a presença da doula é sempre permitida para dar apoio aos dois. Outra vantagem é a liberdade que dão para a mulher se movimentar, para escolher a melhor posição para o parto e o envolvimento dos 2 em todas as decisões e intervenções médicas. Neste momento sentiria mais medo se o parto fosse em Portugal do que aqui onde tudo é encarado com naturalidade. A intervenção médica acontece apenas se for necessária e não por rotina.
O medo vai continuar por cá até o David estar nos meus braços mas quanto mais informação e apoio tivermos melhor.
Beijinhos!

Susana disse...

Pelo que sempre me foi explicado no curso pré-parto dado por uma doula (é claro que ela aconselha vivamente), Holanda é realmente um dos países com mais experiência a nivel de doulas e tornar o parto o mais "natural" (com recurso a menos anestesias possível, etc...), por isso por aí acho que é uma boa opção. Quanto a Portugal não tenho de todo essa opinião, temos muito caminho para andar (estou a falar das próprias doulas).
Bjs
Susana