sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Visita ao hospital

Quase todos os meses são organizadas sessões de esclarecimento no hospital para futuros pais que incluem também uma visita à zona onde se realizam os partos. Lá fomos nós esta semana assistir a uma dessas sessões, como aquilo foi tudo em holandês metade da informação ficou pelo caminho mas deu para perceber a maior parte das coisas. Estavam presentes obstetras, enfermeiras-parteiras, pediatras e outros especialistas que depois de uma apresentação respondiam a questões.
Fiquei a saber que os obstetras trabalham apenas nos dias úteis das 9h às 17h mas vivem todos perto do hospital e conseguem chegar lá rapidamente. Também fiquei a saber que durante o parto há sempre a possibilidade de os enfermeiros ou a parteira enviarem resultados de análises e exames para casa dos senhores doutores e eles decidem se é preciso deslocarem-se ao hospital ou não. Tenho sempre a possibilidade de receber anestesia, tenho à minha disposição a epidural e uma coisa com um botãozinho em que eu controlo a anestesia em função das dores.
Depois disto lá fomos ver as salas onde são feitos os partos e aquilo parece mais um hotel do que um hospital. Quarto individual com casa de banho, incluindo chuveiro. A cama não parece nada ameaçadora, não tem coisas estranhas em metal nem nada de particularmente assustador, tem uma zona para dar banho e vestir o bebé, tem um frigorífico, televisão e internet, uma pequena secretária, e um sofá cama para o pai da criança passar a noite. Temos ainda acesso a bolas e bancos próprios para o parto para que cada pessoa possa escolher aquilo que a faz sentir melhor.
As condições parecem-me boas, o pessoal médico embora não esteja presente durante o parto aparece assim que houver alguma coisa fora do normal, o pai está sempre ali ao lado e o bebé fica o tempo todo junto a nós. Resta agora esperar que corra tudo dentro do normal, sem problemas e sem grandes surpresas.

1 comentário:

Unknown disse...

Pela descrição parece um quarto de hotel. Sofá cama para o papá?! ena ena!

Vai correr tudo bem, vais ver.

Estamos ansiosos e cheios de saudades.

bjs