terça-feira, 26 de abril de 2011

A aventura da fruta

Com muita paciência aguardámos até aos 6 meses para iniciar a introdução de outros alimentos para além do leite. A razão pela qual nos aconselharam esperar foi a prevenção de alergias que podem surgir quando se introduzem alimentos muito cedo e o sistema digestivo ainda não está suficientemente desenvolvido. Mas custa um bocadinho esperar, na minha cabeça já imaginava o David sentado na sua cadeirinha, de boca aberta à espera da próxima colher e a gostar muito dos novos sabores.
Digamos que a primeira vez não correu exactamente como eu imaginei e ainda bem que temos o lindo vídeo da primeira refeição para mais tarde podermos rir e envergonhar o David à frente de outras pessoas. Aqui a mamã escolheu umas maçãs biológicas docinhas, cozeu tudo a vapor, triturou e colocou numa tigela. O bebé olha para mim confuso quando me vê de colher em punho, dou-lhe a primeira colherada e a cara de horror é indescritível. A segunda colherada é igualmente má e ele ameaça chorar se aquilo não pára mas a mãe acha que não é nada e continua a insistir. A terceira colher torna-se fatal e o puto acaba por vomitar. Não era nada disto que eu tinha imaginado, nada mesmo.
Felizmente foi só a primeira vez, agora a comida é uma festa, já estamos a comer uma tigela grande de fruta a meio da manhã e sempre com muitos sorrisos pelo meio. A seguir vamos começar com o jantar, vegetais, batata e carne, tudo reduzido a puré. Segundo a pediatra não é aconselhável dar papa a não ser em casos de bebés que precisam de ganhar peso e aqui o conceito de sopa para bebés parece ser desconhecido pelo que vou continuar a fazer purés. Daqui a muito pouco vou começar a dar-lhe pão ou não estivéssemos na Holanda. 

Sem comentários: