sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Copenhaga

As ideias pré-concebidas nunca são boas e infelizmente eu ia cheia delas em relação à Dinamarca e a Copenhaga. Um país da Escandinávia tem que ser organizado, limpo, estradas cuidadas, paisagem de floresta e sempre com muitas nuvens e chuviscos.
Entrámos numa Dinamarca cheia de sol e calor, estradas remendadas e bermas cheias de ervas, desvios e obras mal sinalizados. A paisagem que oscilava entre o Ribatejo e o Alentejo com campos de cereais a perder de vista, montes salpicados com uma ou outra casinha.
Copenhaga foi também outra surpresa, muitas obras por todo o lado e um sistema de semáforos que nunca cheguei a entender completamente. Vi pessoas educadas e sorridentes, um atendimento ao público a anos-luz do que se faz na Holanda em termos de simpatia e eficiencia mas vi também mais do que uma pessoa a consumir drogas na rua em plena luz do dia. E não, o nosso hotel não ficava no casal ventoso lá da zona, ficava numa das zonas mais centrais e interessantes da cidade a poucos passos do Tivoli Gardens.
Conhecemos a cidade de bicicleta, não há maneira melhor de o fazer. A cidade é pequena e há boas condições para circular por todo o lado. O roubo de bicicletas não deve ser um grande problema porque eramos os únicos com correntes enormes e pesadas e que deixavam as bicicletas presas a tudo e uma à outra. Vamos então às fotos:

A pequena sereia, do conto de Hans Christian Andersen, espera sentada pelo seu princípe.

Pequena sereia é um exagero, é mais a minuscula sereia.

 Planetário Tycho Brahe

É ou não é uma cidade bonita?

Mãe e filho misturam-se com os locais e fazem-se transportar numa belíssima bicicleta.









 Os dois juntos não fazemos um dinamarquês.


Bolsa de Copenhaga com uma torre entrançada muito impressionante.

Aqui fica o Noma, diz que faz as melhores moelas de Copenhaga. Tentámos lá ir mas estava tudo cheio.



















4 comentários:

Agnes disse...

Eu adorei a cidade, acho que tem qualidade de vida (se é que esta afirmação faz sentido). Quanto às pessoas mais simpáticas do que na Holanda, no atendimento ao público, não é muito difícil de encontrar :P Infelizmente!

Teresa disse...

Eu gostei muito do ambiente descontraído que se sentia por lá e de tal como por cá tudo se fazer de bicicleta. Gostei da cidade mas é muito mais caótica do que aquilo que estava à espera.

Presépio no Canal disse...

Que palácio é aquele lá em cima com salas tão bonitas?
Fiquei surpresa com o que contaste. Também pensava que era tudo muito limpo...

Teresa disse...

O palácio é o Christiansborg e é lindíssimo, vale bem a pena a visita.
A cidade é muito bonita e tem uma atmosfera muito descontraída mas está longe de ter tudo muito bem organizado e cuidado como eu estava à espera. Vale bem a visita, há muitas (mesmo muitas) coisas para ver e é ainda melhor se for de bicicleta.