sábado, 16 de outubro de 2010

Temos doula

aqui falei em doulas e nas razões que me levaram a pensar que seria uma boa ideia ter uma destas profissionais a acompanhar-nos durante o parto. O passo seguinte foi procurar uma com que nos sentíssemos à vontade e em quem confiássemos. O curso de preparação para o parto foi dado por uma doula mas não era de todo uma opção para nós. Esta era demasiado esotérica e zen, muitas velinhas e cheirinhos, tudo natural, os médicos são todos uns malvados que fazem coisas más às mulheres e aos bebés e por aí fora. 
Fomos falar com uma segunda doula, que eu chamo carinhosamente doula má. Também bastante esotérica, dá cursos de uma treta qualquer com um nome esquisito. Não houve qualquer empatia, começou logo a dizer que por vezes os partos são muito longos e que não vai ficar durante 20 horas a acompanhar um parto e que devíamos ter uma segunda doula disponível no caso de ela não poder acompanhar-nos. Ao fim de 40 minutos a conversa acabou porque a senhora doula só disponibiliza 30 minutos do seu precioso tempo para a primeira reunião e já íamos com 10 minutos a mais. 
Finalmente falámos com uma terceira doula que é mãe de 7 filhos e que nos últimos 3 anos acompanhou mais de 60 partos. Muito calma e serena, transmite confiança e ouve realmente os desejos e necessidades da mãe e também do pai. Ela está presente durante todo o parto, independentemente da duração e está habituada a partos em hospitais e a lidar com enfermeiras e médicos. Vamos encontrar-nos mais 2 vezes antes da data prevista para o parto, ela vai ajudar a elaborar um plano de parto para entregar no hospital e vai estar disponível para ouvir as minhas dúvidas e receios.
Não sendo de todo fundamental ter uma doula, afinal  a maior parte das pessoas tem os filhos sem recorrer a uma, a calma e a confiança que uma boa doula transmite vai de certeza ter um efeito positivo durante o parto.

Sem comentários: