domingo, 14 de novembro de 2010

Sinterklaas

Este sábado foi um dia de festa para as crianças holandesas, o Sinterklaas chegou à Holanda. O Sinterklaas é o nosso São Nicolau, e é ele quem trás os presentes para as crianças holandesas que se portam bem no dia 5 de Dezembro. O Sinterklaas vive em Espanha durante todo o ano e em meados de Novembro vem de barco com o seu cavalo branco e os seus ajudantes, os Pedros Pretos, até à Holanda. A sua chegada é uma grande festa com crianças aos gritos, muita música e distribuição de doces típicos que muitas vezes são apanhados do chão e consumidos pelos miúdos (ninguém se parece importar muito com isso). Até dia 5 de Dezembro são elaboradas as listas das crianças que se portaram bem e que vão ter direito a um presente e as que se portaram mal e vão ser levadas para Espanha dentro do saco do Pedro Preto. 
Esta é uma das tradições que primeiro se estranha e depois se entranha, é muito giro ver a festa que os miúdos fazem e a alegria com que vivem esta época. Este ano o David ainda é pequenino mas para o ano lá estará na festa de chegada do Sinterklaas. Até ver tem-se portado bem e não me parece que vá ser levado para Espanha,  até já teve direito a uma letra de chocolate, um dos presentes típicos desta época.

Sinterklaas

Zwart Piet (Pedro Preto)


1 comentário:

Anónimo disse...

Já fui emigrante na Holanda, Zuid-Limburg, e esta festa é uma alegria! Gosto de ler blogues "produzidos" na Holanda para matar as saudades dos bons momentos que lá passei.