sexta-feira, 14 de maio de 2010

Toxoplasmose

Para quem não sabe, a toxoplamose é uma doença infecciosa que em qualquer fase da nossa vida não aquece nem arrefece mas durante a gravidez é extremamente perigosa porque pode levar a malformações graves do feto e até mesmo ao aborto.
Caso nunca se tenha tido contacto com o bicho que provoca esta doença é necessário ter uma série de cuidados; fruta e vegetais crus têm que ser muito bem lavados, a carne tem que ser muito bem passada, nada de limpar a areia dos gatos que são os hospedeiros do bicho e usar sempre luvas quando se mexer em terra, entre outros cuidados.

Ciclo da toxoplasmose, para quem quer saber mais sobre este fascinante tema

Em países de terceiro mundo como Portugal, é executado um ritual bárbaro no início da gravidez que consiste na introdução de uma agulha no braço da mulher até sair sangue. Este ritual também conhecido por análise ao sangue permite determinar no início da gravidez se a mulher é imune ou não à toxoplasmose.
Mas isto é em países de terceiro mundo, aqui no primeiro mundo não há nada dessas coisas e por isso durante toda a gravidez não vou saber se sou imune ou não e vou ter que manter os cuidados sempre.
Durante uma animada consulta com uma das parteiras perguntei se podia fazer uma análise para saber se sou imune ou não.
- Poder até pode mas vai fazer o quê se não for imune?
- Continuo a fazer a mesma coisa que até aqui mas se for imune fico mais descansada e são necessários menos cuidados e restrições.
- Mas acha que as outras grávidas fazem como?
(Marido começa à procura um objecto suficientemente pesado para agredir a parteira)
- Não sei, não faço ideia. Diga-me lá como é que fazem.
- Não podem ser paranóicos com a gravidez e com a alimentação. A única coisa que é necessário fazer é lavar a fruta e vegetais antes de comer, cuidado com a areia do gato, bla, bla, bla ....
- Sim, em casa posso lavar e descascar a fruta e lavar bem a salada. Até costumamos deixar dentro de água com vinagre para ter a certeza que fica mesmo bem lavada.
(Parteira está claramente confusa e com a certeza de que somos malucos)
- Pois, se prefere fazer assim..
- O problema é fora de casa, todas as sandes têm sempre vegetais crus, e as outras alternativas para almoço são saladas refeição que não sabemos como são lavadas.
- As saladas pré-lavadas, sandes e saladas refeição que se encontram nos supermercados não apresentam qualquer problema. Os padrões de qualidade e higiene exigidos são muito altos e não há motivos para evitar esses produtos.

Quem conhece a Holanda sabe que o conceito de higiene por aqui é muito diferente daquele a que nós estamos habituados e esses padrões de qualidade exigidos para mim não significam grande coisa. Calculo que devido a esses exigentes padrões todas as mulheres holandesas sejam imunes à toxoplasmose desde muito cedo e isso justifica a forma como este assunto é tratado.

3 comentários:

Susana disse...

Olá! Eu cá no 3º mundo sou imune à toxoplasmose. No entanto tenho alguns cuidados mas mais por causa das gastroentrites (ovos, mariscos, saladas, etc). Mas não da mesma maneira que se não fosse, porque acho que não comeria. Mas aí no 1º mundo é como em Portugal nos anos 60, não se liga muito a isso, porque não se quer saber.

Presépio no Canal disse...

Foi algo que me deixou de boca aberta quando soube que nao faziam o teste.
Gostei muito deste post :-) Bom sentido de humor ;-))

Teresa disse...

Foram 9 meses de cuidados extremos e muitas restrições que podiam ser evitados com uma simples análise, não cabe na cabeça de ninguém.
Obrigada pela visita e pelo comentário simpático :)