sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ik heb twee vaders

Continuando a falar da sociedade Holandesa e das diferenças entre Portugal e Holanda, há assuntos que aqui são encarados de forma muito diferente.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo e o direito de adopção por parte destes casais são assuntos discutidos e aceites (ou tolerados) pela maior parte da sociedade holandesa e que em Portugal começaram a dar os primeiros passos com muita polémica, debates e pedidos de referendo
Pelo que eu percebo o que interessa aqui é se a pessoa trabalha e principalmente se paga os seus impostos, parasitas que não gostam de fazer nenhum e chicos-espertos são apontados e discriminados. Se a pessoa cumpre as suas obrigações está tudo bem e o que cada um faz dentro da sua casa e com quem não interessa aos outros, ninguém está preocupado se uma pessoa é casada ou vive com um homem ou uma mulher. 
Toda a gente sabe que nestas e outras coisas os holandeses têm uma mentalidade muito aberta e andam muito à frente do resto do mundo. O vídeo aqui em baixo não deixa de me surpreender pelo facto de haver tanta naturalidade para falar destes assuntos e tento imaginar como seria se isto se passasse em Portugal.
Trata-se de um festival da canção infantil em que um dos participantes interpreta a canção "Ik heb twee vaders" que significa "Eu tenho dois pais".
O vídeo tem legendas em inglês, vejam e partilhem os vossos pensamentos.

Sem comentários: