terça-feira, 3 de agosto de 2010

Discriminação





Se no Algarve somos discriminados pelos empregados dos restaurantes por sermos portugueses, aqui também somos discriminados por alegadamente sermos gregos que se querem passar por turistas estrangeiros. Quando pedimos alguma coisa em inglês, a resposta vem invariavelmente em grego. Quando explicamos que não somos gregos, olham-nos desconfiados, alguns chegam mesmo a perguntar se não falamos mesmo grego. Não, não falamos grego. 

Mas não é só na Grécia, também na Turquia somos confundidos com turcos. A conversa começa em turco, passa para grego, por vezes passa ainda pelo italiano e com alguma surpresa acaba em inglês. Estávamos à espera de obter informações no gabinete de apoio ao turista quando fomos abordados por outros turistas que nos pediram informações, queriam ir para o castelo. Como tínhamos acabado de vir de lá, achamos por bem praticar uma boa acção e explicar como se ia para o castelo.
O que é bom no meio disto é que não somos chateados pelo pessoal que anda a vender recuerdos da treta, a fazer caricaturas na rua ou que anda a assediar as pessoas para ir almoçar ou jantar aos seus restaurantes. Um descanso!

2 comentários:

Susana disse...

Sabes que teu ar de turca, nunca me enganou!
;)
A verdade é que tens um ar mais "exótico", seja lá isso o que for, depois olha, passas por habitante local.
Bjs e boas férias!

Presépio no Canal disse...

Engracada esta tua historia....:-))
Uma estranha que ia sentada a minha frente no comboio, por sinal ate muito simpatica, perguntou-me se eu era da Armenia. Eu nunca estive na Armenia nem tenho conhecimento de qualquer familiar por la. Mas nao descartei a hipotese de algum "cruzamento" seculos atras...quem sabe ;-)) Os Portugueses cirandaram por tantos lados...
Tambem ja me perguntaram se eu era muculmana porque estava a usar casaco comprido. Ai, ja fiquei surpresa com a associacao ao casaco comprido. No nosso pais, nunca ouvi tal ligacao. Mas tambem nao me descartei. Disse que nao era, e muito menos por caso do casaco. Mas contei-lhe que os Portugueses tem uma costela muculmana e outra judaica. Nos somos assim um povo muito para o completo :-)))