segunda-feira, 8 de março de 2010

O Médico

- Olá
- Olá, importa-se de falar em inglês? Estou a trabalhar no meu holandês mas é muito difícil, demora algum tempo.
- Não me importo. Diga-me então a razão para a consulta.
- Bem, descobrimos que estou grávida pela primeira vez e queriamos saber os próximos passos.
- Parabéns! Olhe e você vem de onde?
- Portugal.
- Pois, aqui na Holanda a gravidez é acompanhada por parteiras, vou-lhe dar um panfleto com os números e pode escolher a que quiser.
- Está bem.
- E é para quando? Qual foi o primeiro dia do seu último período?
- 2 de Fevereiro
- (pega numa rodinha com um calendário e faz as contas) 9 de Novembro. Vou então buscar o panfleto.
........
- Aqui tem. Então e tem mais alguma pergunta?
- Bem, tenho tido os sintomas normais da gravidez, não tenho nenhuma pergunta em especial para já.
- Pois, o acompanhamento vai ser feito pela parteira mas é bom saber que está grávida no caso de precisar de medicamentos. Então felicidades e um bom dia.
- Obrigada. Bom dia.

Dos 10 minutos que tinha à minha disposição para a consulta demorei apenas uns 5. Mas também é apenas a primeira gravidez e por acaso até estou num país estrangeiro onde tudo é estranho, não há razões para estar ali a ser esclarecida e aconselhada.
Agora o próximo passo é marcar a consulta com a parteira.

Sem comentários: