domingo, 18 de abril de 2010

As regalias sociais nos países do primeiro mundo

A Holanda,como país extremamente avançado que é tem uma série de regalias associadas ao nascimento de um filho. O pai tem direito a um dia útil (inteiro!) após o nascimento de um filho e a NSN como empresa que zela acima de tudo pelo bem estar dos seus colaboradores decidiu duplicar o número de dias a que o pai tem direito, passando assim a ter dois dias! Um luxo para não dizer outra coisa que me passou agora pela cabeça.
A mãe tem direito a umas espantosas 16 semanas, 4 obrigatórias antes do parto e assim após o nascimento pode estar com o seu filho recém-nascido, frágil e a necessitar de todos os cuidados e atenção durante 12 semanas. Isto são quase 3 meses, caramba! Assim aquilo que estou a fazer é poupar as férias para depois juntar à minha licença de maternidade e estou a considerar tirar também um mês (ou mais) sem vencimento. Não estou a ver o meu filho a festejar o seu terceiro mês de vida com os colegas da creche enquanto os pais estão a trabalhar o dia todo.

Outras regalias estão relacionadas com os cuidados "médicos". No início do ano estive a ver a cobertura do meu seguro de saúde e decidi pagar mais para ter o pacote com maior cobertura. Assim, neste momento tenho direito a alguns luxos como parto no hospital sem indicação médica (em vez do seguro e tradicional parto em casa) e anestesia (apenas com indicação médica e após muita gritaria). No caso de o parto acontecer no hospital esperam que mãe, pai e criança vão para casa duas a quatro horas após o parto que aquilo não é um hotel. A lista de coisas a levar para o hospital inclui roupas para o bébé e para a mãe, fraldas, e ainda dinheiro para comprar alguma coisa para comer e para pagar o estacionamento à saída.

Uma coisa positiva é a presença durante a primeira semana de uma pessoa que vem ensinar as coisas básicas em relação ao bébé como o banho e amamentação, trata da mãe, faz algumas tarefas em casa, recebe visitas e também despacha visitas indesejadas. Tudo isto à custa do seguro que é pago e de que maneira todos os meses.

E é assim que as coisas acontecem no "primeiro" mundo.

2 comentários:

Susana disse...

Tens direito a quase mais tempo antes do parto do que depois do parto! ;)
E essas horas que tens pra te vir embora do hospital inclui se tiveres uma cesariana? Ah é verdade, no 1º mundo não existem cesarianas, porque os partos são todos em casa feitos por parteiras que te deixam a gritar durante dias se for preciso! Tinha-me esquecido!

sid disse...

...isso vai mal :-D.... e fala o Portuga mal do seu pais Natal!!! É o que costumo dizer: se estão mal no vosso proprio país experimentem lá fora e depois falem cmg outra vez!! ehehe Boa sorte e mt coragemmmmmmmm.... bj grg